Senar apresenta capacitações para jovens na III Feira da Aprendizagem Profissional

10/08/2018 - Postado por Eugênio Menezes

O Senar Pernambuco e demais instituições formadoras, que compõem o Sistema “S” de aprendizagem participarão da III Feira da Aprendizagem Profissional, que acontece nesta sexta-feira (10), no Centro de Convenções do Estado.

 

O cumprimento alternativo da cota de aprendizagem, através do Decreto nº 8.740 de 04 de maio de 2016, será o mote do encontro. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer o trabalho das instituições habilitadas para formação profissional de aprendizes.

 

Além disso, serão oferecidas palestras esclarecedoras sobre aprendizagem profissional, de forma a promover sua implantação nos diversos municípios do Estado, na administração pública, empresas privadas e cooperativas.

 

As capacitações gratuitas voltadas para os jovens do meio rural serão apresentadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), em estande institucional. Essas atividades são executadas em parceria com as empresas agropecuárias contratantes do Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz, que em 2017 atendeu a aproximadamente 800 jovens cotistas nas 26 turmas formadas em todo o Estado. No período de capacitação, os jovens têm a carteira profissional assinada pelo empregador e contam com remuneração de um salário mínimo/hora.

 

De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, à contratação de aprendizes é um comprometimento legal estabelecido pela Lei Federal 10.097/2000. “Atualmente, as empresas agropecuárias destinam 0,02% para investimento em educação. Esse valor é revertido em capacitação, renda e, consequentemente, oportunidades de emprego nos diversos setores da economia”, esclarece Moraes.

 

A Feira da Aprendizagem é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho com o Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap). A entrada é franca.

 

Fonte: Didi Galvão 

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.