Conservatório Pernambucano de Música comemora aniversário com concertos no Teatro de Santa Isabel

10/08/2018 - Postado por Eugênio Menezes

Os 88 anos de história do Conservatório Pernambucano de Música serão comemorados em um dos mais importantes pontos de cultura do Estado, o Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife. O espaço abrirá as portas para duas noites de concertos gratuitos com o Duo Assad (SP), a Orquestra de Câmara de Pernambuco – OCP e o bandolinista Danilo Brito (SP), nos dias 15 e 16 de agosto.

 

Na quarta-feira (15), o Duo Assad, dos violonistas Odair e Sérgio Assad, mostrará repertório com obras de compositores como Domenico Scarlatti, Mauro Giuliani, Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, além de composições autorais. Reconhecidos internacionalmente como o melhor duo de violões do mundo, os irmãos Assad comemoraram 50 anos de parceria em 2015, contabilizando muitos álbuns gravados e prêmios recebidos.

 

Já a Orquestra de Câmara de Pernambuco sobe ao palco do Santa Isabel na quinta-feira (16), sob regência do maestro José Renato Accioly, para executar programa ao lado do bandolinista e compositor paulista Danilo Brito, em companhia de seu conjunto, composto por violão, violão 7 cordas, cavaquinho e pandeiro.

 

Aos 33 anos, Danilo é reconhecido por sua extraordinária habilidade técnica e capacidade única de emocionar o público, frutos de aprendizado totalmente autodidata, o que lhe rendeu o título de prodígio. O músico desenvolveu técnica e estilos próprios, extraídos a partir do choro, gênero considerado pelo maestro Radamés Gnattali como o “último e mais perfeito estágio da música brasileira”.

 

Ao lado da OCP, Danilo tocará canções suas, a exemplo de Tica e Pega Ratão, e peças de outros autores, entre eles, Luperce Miranda (Caeté), Rossini Ferreira (No Meu Tempo Era Assim) e Rubens Leal Brito (Evocação).

 

A gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin, comenta a trajetória trilhada pelo espaço em tantos anos dedicados à cultura. “São décadas formando gerações de músicos e participando ativamente da vida cultural do Estado de Pernambuco”, diz ela.

 

“A música é, para nós, um dos mais fortes agentes da educação, e a arte é parte decisiva da vida de qualquer ser humano. Temos orgulho de tocar vidas e de ajudar no crescimento da cultura pernambucana e brasileira. Ainda teremos muito tempo para crescer e muito mais a realizar”, destrincha Roseane.

 

A entrada para os dois dias de concertos de aniversário é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do começo da apresentação. O Teatro de Santa Isabel fica na Praça da República, s/n, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

 

Fonte: Didi Galvão 

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.