Foi realizada nesta terça-feira uma audiência pública na cidade de Parnamirim para tratar do projeto de perenização do Rio Brígida

13/03/2017 - Postado por Eugênio Menezes 2126

Foi realizada na manhã desta terça-feira (14) na cidade de Parnamirim, sertão central do estado de Pernambuco, uma audiência pública com o objetivo de pedir as autoridades a perenização dos Rios Brígida, Jatobá e Riacho Grande. A quadra poliesportiva da cidade ficou lotada com autoridades dos municípios de Parnamirim, Orocó, Terra Nova e Cabrobó, além de agricultores desses municípios e a presença do prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro. Tambem esteve presente o representante do governo federal, Aurivalter Cordeiro, Superintendente da 3ª SR Codevasf e do representante do governo do estado, diretor da APAC.
Todos foram unânimes quando cobrou do governo federal e estadual, a construção um ramal partindo do Eixo Norte do canal da transposição para abastecer os reservatórios do Chapeu e do Entremontes. Com isso promover a perenização dos Rios Brígida e Jatobá, ainda a perenização do Riacho Grande partindo do reservatório de Terra Nova, o segundo da transposição com inicio em Cabrobó. Foi dito pelo vice prefeito de Parnamirim, Nivaldo Mendes, que os sertanejos não vão aceitar a saída da água do Rio São Francisco para outros estados enquanto que pernambucanos ainda passam sede. Tacio Pontes, prefeito de Parnamirm, reforçou a tese de que é preciso dar condições de sobrevivência as famílias que moram próximo por onde passa o canal.
A vereadora Valquiria Amando, presidente da câmara municipal de Orocó, pediu a união das autoridades políticas desses municípios para não pedir votos para o candidato que não abraçar essa causa. O pedido da parlamentar orocoense foi reforçado pela maioria dos presentes que fizeram uso da fala, de acordo com os representantes de agricultores das regiões a serem beneficiadas com a construção do ramal, muitos políticos cruzam os braços na hora de lutarem em favor do que é de direito deles. Ao final da audiência ficou acordado que seria formada comissões com tres representantes dos municípios envolvidos para definir uma pauta a ser apresentada ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara e ao ministro da integração nacional, Helder Barbalho. Tambem foi confirmado à realização de uma nova audiência pública no dia 31 deste mês, esta acontecerá na câmara de vereadores da cidade de Cabrobó.

 

Fonte: Blog Didi Galvão

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.