Parlamentares apoiam mobilização nacional contra cortes na Educação

16/05/2019 - Postado por Eugênio Menezes 6

Por Radio Alepe

A primeira parlamentar a subir à tribuna nessa quarta foi a deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL. Ela destacou a mobilização de professores e estudantes de todo o país contra o corte de 30% dos orçamentos das universidades e institutos federais. “Convocamos a todos e todas as deputadas para estar presente hoje nesse chamado da primeira greve geral que vai acontecer hoje primeiramente com os professores e professoras da rede privada e pública do país. É um chamado para a greve geral que vai acontecer também no dia 14 de junho contra essas medidas do Governo Bolsonaro.”
Os cortes também foram alvo de crítica do deputado João Paulo, do PCdoB. Ele disse que, caso as universidades fiquem sem verba suficiente, o país vai passar por um apagão científico. Diogo Moraes, do PSB, comemorou o aumento de 26% no custeio da Universidade de Pernambuco, anunciado pelo governador Paulo Câmara. “Em 2018, 0 orçamento da Universidade de Pernambuco foi de R$ 21, 6 milhões. Com o incremento, a instituição contará com R$ 27,2 milhões. O reforço no custeio vai contribuir para o cumprimento de sua função estratégica, contribuindo também para o crescimento da instituição e para o desenvolvimento do Estado.”
O deputado Doriel Barros, do PT, registrou o debate realizado pela Comissão de Agricultura da Alepe, nessa quarta, sobre a estrutura dos parques eólicos no estado. “Pernambuco tem 34 parques eólicos com uma capacidade de produção grande. Ainda com o ambiente também de ampliação muito grande, em função da sua localização. O Nordeste inteiro. Inclusive o Nordeste concentra 80% dos parques eólicos do Brasil.”
O Dia Nacional do Assistente e da Assistente Social foi lembrado pela deputada Simone Sanatana, do PSB. A parlamentar criticou a redução das verbas federais do Sistema Único de Assistência Social, o Suas. O deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, registrou a instalação, nessa quarta, da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.
Wanderson Florencio, do PSC, criticou a falta de comunicação entre a Prefeitura do Recife e a Compesa, em relação ao serviço de recapeamento da Avenida Visconde de Jequitinhonha, no Recife. O aniversário de 162 anos da data em que Caruaru, no Agreste Central, passou à categoria de cidade foi lembrado pelo deputado Tony Gel, do MDB.
Ainda na Reunião Plenária dessa quarta, os deputados aprovaram o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que institui o Fundo Estadual do Trabalho. O objetivo é investir em serviços e programas de fomento ao ambiente de trabalho e à qualificação profissional.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.