Sessão Solene Entrega de Título de Cidadão Terranovense Câmara Municipal de Terra Nova.

12/07/2019 - Postado por Eugênio Menezes 3732

Hoje dia 12 de julho, a Câmara Municipal de Vereadores de Terra Nova, realizou uma Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Terranovense a duas Personalidades que de alguma forma prestam ou prestaram relevantes Serviços ao Município. Foram contemplados com o título, o Cantor Flávio Leandro e o Professor Martinho Queiroz. O título ao cantor e poeta foi uma sugestão do vereador Bado (PR), através da Resolução 002/2018, enquanto que o reconhecimento ao Professor Martinho Queiroz veio pela Resolução 003/2017, de autoria do vereador Livino Clementino (PR).

 

Estiveram Presentes:

 

Vice Prefeito Ozair Freire, Ex Prefeito Laerte Freire, Ex Presidente Leônidas Callou, Secretária Municipal de Educação Janaina Neves, Secretária de Ação Social Camila Sá, Doutor Francisco Sá, Vice Prefeito da Cidade de Parnamirim Nivaldo Mendes, Doutor Andryele Saraiva, Doutor Rafael Pires, Doutor Paulo Edson e o Secretário de Infraestrutura Silvestre Araújo, além de familiares dos homenageados e demais convidados.

Os Homenageados foram convidados a proferirem a fala de agradecimento pelo titulo recebido. Iniciando pelo Professor Martinho e logo em seguida o Poeta Cantador Flávio Leandro.    

O Professor Martinho, que recebeu o titulo de cidadão de Terra Nova, iniciou sua fala cumprimentado a todos os presentes, ao Presidente da Câmara de Vereadores assim também, aos Vereadores, e em especial ao Seu amigo Livino, que em suas palavras, foi o responsável que lhe apresentou o Plano da entrega de títulos e fez o convite para ser agraciado nesse dia. Continuando sua fala, o professor Martinho afirmou que inúmeras palavras, não expressariam a alegria e satisfação do momento, pois a 43 anos que ele vivi na cidade de Terra Nova, onde conheceu a  sua Maria e desde então nunca mais saiu. Lugar que ele aprendeu a gosta e cresceu como pessoa, indo para feira onde conhecia a problemática de cada um, que lhe procurava com suas diferentes culturas e lugares. Ele também, homenageou pessoas já falecidas que conheceu nessa trajetória de vida e que marcaram por suas histórias, que foram: Senhor Zé João um vaqueiro, Senhor João Pedro (da enxadinha), Seu Pedro( esposo de D. Francisca), Dona Adélia ( que lhe chamava de Sacerdote), o jovem Ivanildo, que lhe gostava muito, por ser bem tratado e ajudado por ele. Agradeceu aos seus familiares por estarem presentes, aos Professores presentes e encerrou suas palavras dizendo “que prisma os valores, a ética e os costumes de todos os jovens e pessoas que dependem dos seus ensinamentos, pois veio para ajudar sempre no que lhe for possível”.

O cantor poeta Flávio Leandro, iniciou cumprimentando os Vereadores em nome do Presidente Bado, as Autoridades Políticas presentes através do Senhor Ozair, ao Seu amigo Genário em nome de todos os seus conterrâneos Terranovenses e em nome da sua Esposa, saudou todas as mulheres de Terra Nova. Flávio Leandro, diz nas suas palavras que está recebendo o título em  Terra Nova pela música, mas afirma, que sua história no lugar iniciou pela cebola. Pois Terra Nova, primeiro lhe deu de comer, porque Seu Pai falecido recentemente (ao contar essa historia, o Cantor ficou muito emocionado), se deslocava de Bodocó para comprar Cebola em Terra Nova e revender, para sustentar a família. Logo depois, ele ficou conhecido pela sua primeira apresentação, como cantor em 1997 com a Banda Chaparipe e nessas suas apresentações musicais de idas e vindas na cidade, construiu muitas amizades, onde todos comungam dos mesmos sonhos e ideais, nessa luta difícil da vida artística. Ele cita alguns companheiros da música Terranovenses, como: Gley Gomes, Milton Leite, Ranieri, Sirley Sá, Kinho Callou e falou também, do amigo Titico locutor, já falecido. Nas suas últimas palavra, o  Poeta Cantador Flávio Leandro, agradeceu ao Presidente da Câmara de Vereadores o Senhor Bado, onde falou que o Título que estava sendo dado não era somente uma Homenagem Parlamentar, mas sim, uma construção e reconhecimento de uma relação que iniciou com “Artista Fá, depois Artista Amigo, concretizando como Artista Irmão”. E finalizando sua fala, o mesmo faz uma observação, onde diz que já ouviu muitas pessoas questionarem, quando é dado um Titulo a Cantores, já que eles não fazem obras, mas na sua resposta, o Cantor diz “Os Artistas Pavimentam Almas” e que suas músicas já limparam muitos tímpanos e construiu tijolos na alma de cada terranovenses. Eu vou sempre cantar, porque é o que gosto de fazer, pois levo alegria as pessoas através da minha Poesia

O Presidente da Câmara o Vereador Bado, na sua fala, agradece e saúda todos os presentes e em especial aos homenageados dos títulos Terranovense, o Professor Martinho e o Cantor Flávio Leandro, de quem é muito fá. O Senhor Bado, enaltece aos homenageados, falando um pouco de cada um, como também, a honra de está prestigiando ambos neste dia tão Solene e feliz. Sobre o Professor Martinho, Ele diz que chegou em Terra Nova no ano de 1987, e já ouvia falar dessa pessoa ilustre e de imensa religiosidade e que o mesmo vem das terras do Dramaturgo Ariano Suassuna, que como tal, se tornou uma grande personalidade, que o Presidente da Câmara de Vereadores aprendeu a admirar. Quanto ao Poeta Cantador Flávio Leandro, o Senhor Bado fala o grande Cantor e o grande homem que ele é. Pois o Poeta é um artista que canta suas raízes com o coração e a alma, com músicas reconhecidas no Nordeste, no País e até no exterior. Como homem, Ele é muito humilde e homem família, por esse motivo é visto como uma celebridade de Emoção. Parabéns Personalidades, pois é justa a homenagem para Vocês, hoje nessa casa; finaliza sua fala, o Presidente Bado.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.