Resumo do Plenário: deputados defendem transporte alternativo no Interior

20/08/2019 - Postado por Eugênio Menezes 129

A manifestação de cerca de 300 motoristas de vans, realizada na última sexta em Ouricuri, no Sertão do Araripe, repercutiu na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa segunda. O deputado Antonio Fernandes, do PSC, que participou do ato público em defesa da categoria, destacou a necessidade de regulamentar a atividade. Em julho passado, a lei federal que altera o Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de endurecer a fiscalização para o transporte pirata, foi sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. “Sabemos que a Lei 13.855, que aí está, colocou como um dos itens, colocando na penalidade administrativa a apreensão das vans, a partir do dia 9 de setembro. Isso é muito ruim porque é a categoria que movimenta toda a cadeia produtiva no Interior de Pernambuco.”

Além de Antonio Fernando, vários deputados foram procurados por motoristas de vans do Interior que lutam pela regulamentação da atividade. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Economico da Alepe, o deputado Delegado Erick Lessa, do PP, sugeriu uma Audiência Pública em data a ser definida.

O discurso do deputado Lucas Ramos, do PSB, foi dirigido ao ex-presidente da Compesa, Roberto Tavares. Desde segunda, a Companhia estadual está sob o comando da engenheira civil Manuela Marinho. O parlamentar afirmou que, em mais de oito anos à frente da Compesa, Roberto Tavares mostrou competência, responsabilidade e coragem diante do desafio de atender todo o estado. “Ainda junto com Eduardo, Roberto comandou o maior investimento hídrico da América Latina, a Adutora do Agreste. Por isso, o nosso muito obrigado a Roberto Tavares, por todo o trabalho desenvolvido na presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento. Pernambuco lhe é muito grato, ciente de que o melhor foi feito.”

O deputado Alberto Feitosa, do Solidariedade, comemorou a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica, na Câmara dos Deputados. Na avaliação do parlamentar, vai ficar mais fácil abrir uma empresa no País. “Aqui em Recife, tá levando cerca de 55 dias. São Paulo, 23 dias. Rio de Janeiro é a melhor situação do país: 12 dias. Isso é uma trava, é uma âncora que puxa pra baixo aquilo que é tão caro para qualquer pai de família, aquilo que é tão caro para qualquer mãe de família, e, principalmente, para os jovens: a oportunidade de ter a sua carteira de trabalho assinada.”

O líder da Oposição na Alepe, deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, comentou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que colocou Pernambuco como o terceiro estado com maior índice de desemprego no país. Segundo ele, o responsável é o atual governo do PSB.

A deputada Teresa Leitão, do PT, registrou a missa de celebração que marcou a passagem dos dez anos de atuação de Dom Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, no último domingo.

Dezenove de agosto, data em que se comemora o Dia do Historiador no Brasil, marca também o nascimento de Joaquim Nabuco, patrono da Assembleia. O deputado Tony Gel, do MDB, foi a tribuna para reverenciar a vida e obra de um dos maiores intelectuais da história do País.

O deputado João Paulo, do PCdoB, destacou a possibilidade de acordo entre as famílias que moram no loteamento Nova Morada, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e a UFRPE, proprietária do terreno. Em julho passado, os moradores protestaram contra um pedido de reintegração de posse feito pela universidade.

A passagem do Seminário Todos por Pernambuco pelo município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, na última semana, ganhou destaque no pronunciamento de Rogerio Leão, do PR. O deputado ressaltou a visita do governador às obras do Hospital Geral do Sertão, que deve ser inaugurado em 2020. 

Fonte: Radio Alepe

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.