Evento estimula produção e consumo de queijos artesanais no Vale do São Francisco

09/10/2019 - Postado por Eugênio Menezes 7

Com o objetivo de integrar e capacitar produtores rurais e profissionais que produzem e comercializam queijos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Embrapa Semiárido e outras instituições da região, realiza o I Workshop de Queijos Artesanais, nos dias 10 e 11 de outubro.

 

Para o coordenador geral do Workshop, o professor da Univasf Daniel Ribeiro Menezes, o evento visa à divulgação do queijo caprino na região, com a intenção de ampliar o costume tanto de produção quanto de consumo, além de uniformizar a elaboração do produto, garantindo qualidade higiênica e nutricional do queijo, atendendo à legislação para os alimentos artesanais.

 

A ação busca reunir pessoas que trabalham com leite e queijos de cabra, ou que tenham interesse, para divulgar e estimular a atividade artesanal. “Para isso, a programação conta com relatos de experiências de quem já faz esses queijos artesanais, comercializa e tem ótimos resultados, além da contribuição técnico-científica de professores e palestrantes”, ressalta o pesquisador da Embrapa Semiárido, Tadeu Vinhas Voltolini, membro da comissão organizadora do Workshop.

 

Durante os dois dias de evento, serão abordados assuntos como o panorama atual do mercado de queijos artesanais no país e sua legislação, assim como os aspectos de sanidade do rebanho para a elaboração de produtos de melhor qualidade, preservando o meio ambiente, e também a harmonização desses alimentos com vinhos e cervejas.

 

Essa união com a área de enologia no evento foi pensada para o mercado econômico e turístico do Vale do São Francisco. “O vinho já está consolidado nesses dois espaços, podemos tentar trazer o queijo de cabra para associar com esse vinho e agregar no desenvolvimento da nossa região“, explica Daniel Menezes.

 

De acordo com Tadeu Voltolini, “o workshop vai agregar todas essas questões, atualizando os participantes e reunindo quem já está atuando nessa área, desde o produtor, o fornecedor de insumos, os comerciantes e as indústrias“.

 

Durante o evento também será realizado o Torneio do Queijo, para eleger o melhor produto apresentado na competição, de acordo com aspectos como o sabor e a textura. “Será uma forma de valorizar os queijos regionais. Com certeza todos são ótimos, mas um deles vai ganhar o primeiro lugar“, destaca o pesquisador.

 

O evento será realizado no auditório da biblioteca da Univasf, Campus Petrolina, e as inscrições podem ser feitas através do site do evento. Para confirmar a inscrição, o participante deve enviar o nome completo, CPF e comprovante de pagamento para o e-mail: workshopdequeijosartesanais@gmail.com.

 

Embrapa Semiárido

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.