Para que serve a cirurgia de adenoide que Maria Alana fará na UPAE Garanhuns?

01/12/2019 - Postado por Eugênio Menezes 92

Procedimento relativamente simples melhora respiração e qualidade de vida das pessoas

 

Primeiro vamos explicar do que se trata. Adenoide é o nome dado a dois pequenos aglomerados de tecido linfoide que ficam localizados entre a parte de trás do nariz e acima da garganta, na região conhecida como rinofaringe. Portanto, todos têm adenoide, já nascemos assim, não se trata de uma doença em si, elas funcionam como proteção e defesa contra partículas aéreas, vírus e bactérias que se acumulam no nariz e na garganta. A adenoide é mais importante na primeira infância, depois começa a diminuir de tamanho, por isto, são mais comuns problemas com crianças. Quando ela cresce demais, ou seja, sofre uma hipertrofia, prejudica a saúde e aí somente com um otorrinolaringologista para diagnosticar e iniciar tratamento, e neste caso é comum também a cirurgia. Além da hipertrofia, outros problemas também podem ser verificados com a adenoide, por isto é importante o olhar do especialista. A hipertrofia não está diretamente relacionada a doenças como rinite e asma, e adultos também podem ter hipertrofia da adenoide, mas geralmente são relacionadas a outros problemas de saúde.

 

É aí que entram a Maria Alana e a UPAE Garanhuns nesta história. A menina de cinco anos de idade apresenta ocasionalmente dificuldade de respirar, ronco e outros sintomas ligados à hipertrofia da adenoide. Acompanhada de sua mamãe, Marleide Ferreira, Maria Alana se consultou na UBS da sua região em Iati, município próximo a Garanhuns e que faz parte da V Regional de Saúde, da Rede de Assistência Estadual de Saúde. O médico constatou a necessidade de encaminhá-la ao especialista, e através da regulação regional, Maria Alana teve sua consulta marcada na UPAE Garanhuns. A menina já passou pelo otorrinolaringologista que diagnosticou o caso, encaminhou para exames, e dentre eles o parecer cardiológico para marcação de cirurgia. Dois meses foi o tempo desde a consulta no PSF ao parecer cardiólogico.

 

Mãe e filha passaram pela consulta com a cardiologista Dra. Rafaela Rodrigues nesta terça-feira (26). Ao sair, Marleide falou sobre o atendimento na unidade de saúde: “O atendimento aqui é ótimo, espero que dê tudo certo com a cirurgia. Eu já conhecia a UPAE Garanhuns, tenho familiares que já passaram por consultas, e todos falam muito bem” – registrou.

 

Agora Maria Alana terá sua cirurgia agendada, considerada de baixa complexidade, terá alta no mesmo dia, podendo voltar às suas atividades, e com novo ânimo para brincar, estudar e até dormir melhor. A cirurgia de Adenoide é uma das mais comuns na especialidade otorrinolaringologia no bloco cirúrgico da UPAE Garanhuns.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.