Joquinha Gonzaga agradece realização de live solidária na varanda do Rei, Parque Asa Branca

14/07/2020 - Postado por Eugênio Menezes 27



Por Ney Vital-jornalista

“É meu povo! Nossa live foi um sucesso, deu tudo certo graças a DEUS. Quero agradecer a toda equipe que nos ajudou na realização da live, a minha banda, os patrocinadores e aos gonzagueanos que curtiram nosso forró e fez a sua contribuição. Nosso QR code e o watsApp ((87)996770618 vai continuar disponível e em breve vamos postar um vídeo explicando direitinho para onde vai ser destinado os valores e os alimentos doados”.

Este foi o agradecimento do sanfoneiro e cantor Joquinha Gonzaga que apresentou uma Live Solidária na “Varanda do Rei”, no domingo 12 de julho, às 16hs, no canal YouTube Joquinha Gonzaga Oficial. A apresentação da Live foi de Sara Gonzaga, filha e produtora do cantor e de Fabiano.

O empresário Italo Lino, do Grupo Lojas Neto Tintas, disse que a live foi a oportunidade dos gonzagueanos viverem algumas horas na Varanda do Rei, junto ao sobrinho de Luiz Gonzaga. “Joquinha é o fiel herdeiro musical da cultura gonzagueana que o todo o Brasil ama. A hora é de solidariedade. Se vivo fosse Luiz Gonzaga estaria contribuindo para que os irmãos da músicas pudesse atravessar este momento difícil. Se Deus quiser este momento vai passar”.

Joquinha Gonzaga é o mais legítimo representante da arte musical de Luiz Gonzaga.  Ele é neto de Januário e sobrinho de Luiz Gonzaga. João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga é hoje um dos últimos descendentes vivos da família. Dos nove filhos de Santana e Januário, todos eles, ja “partiram para o Sertão da Eternidade”.

Joquinha Gonzaga caminha para os 70 anos e reside atualmente em Exu, Pernambuco, no pé da serra do Araripe, como ele costuma dizer ao receber os amigos. Nesse contexto, a Live Solidária na Varanda do Rei vai proporcionar além de um encontro com os amigos, admiradores, pesquisadores da cultura mais brasileira, a oportunidade de ouvir o puxado do fole e a voz de Joquinha, com o seu canto, histórias e causos.

No início deste ano a Câmara de Vereadores de Exu, encaminhou um projeto de apoio e solicitação do registro do cantor, compositor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, para ter o reconhecimento de Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco.

Além de sobrinho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Joquinha é neto de Januário (afamado tocador de 8 Baixos) e ainda tem como tios os Mestres da Sanfona, Zé Gonzaga, Chiquinha Gonzaga (tocadora de sanfona 8 Baixos) e Severino Januário.

A justificativa para Joquinha ser reconhecido Patrimônio Vivo de Pernambuco é o valor do seu legado para as futuras gerações e a contribuição e tem o objetivo de que mantenham os saberes e fazeres da cultura da sanfona.

Detalhe: Joquinha Gonzaga também é tocador de sanfona de 8 baixos, um instrumento quase em extinção no cenário cultural brasileiro e também por isto um dos aspectos que faz Joquinha merecedor da aprovação para assim poder se dedicar mais a aulas, oficinas e palestras sobre o tema sanfona de 8 Baixos.

Ao ser inserido oficialmente no programa Patrimônio Vivo na Política Cultural do Estado, Joquinha Gonzaga dará continuidade nas realizações de oficinas de transmissão de saberes, exposições, apresentações culturais, palestras, entre outras ações, que significam a apropriação simbólica e o uso sustentável dos recursos patrimoniais direcionados à preservação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural brasileiro, do Estado e garantir a visibilidade de Exu, onde Luiz Gonzaga deixou um patrimônio do Parque Asa Branca, onde está o Museu Gonzagão.

Este ano, no mês de janeiro 2020, Joquinha Gonzaga participou do primeiro Festival Nacional de Música ‘Canta Gonzagão’, em Exu, onde ministrou para as crianças e adolescentes do Projeto Asa Branca, uma oficina de Sanfona. Em Ouricuri, Pernambuco, também em Janeiro fez apresentação no Forró do Poeirão onde mostrou a arte de tocar sanfona de 8 Baixos, a famosa Pé de Bode.

Contato para shows de Joquinha Gonzaga: WhatsApp (87) 999955829 e (87)996770618.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.