Clube de Cinema do Plenus realiza primeiro encontro online do ano

03/05/2021 - Postado por Eugênio Menezes 17

Um bate-papo sobre produção de audiovisual, animação, curtas e longas-metragens foi o diferencial do primeiro encontro do ano do projeto ‘Clube de Cinema’ do Plenus Colégio e Curso.

 

Realizado no formato online, em obediência às medidas preventivas contra a Covid – 19, o encontro contou com a participação especial do gestor e produtor cultural de empreendimentos criativos, Rafael Buda. Com uma marcante atuação na área de audiovisual, Rafael falou da experiência na produção e gestão cultural, vivenciados em mais de 15 anos promovendo festivais, encontros e eventos a exemplo do Ponto de Cultura CUCA da UNE – Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes e a Mostra de Cinema da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

 

No segundo momento, os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e sócios do Clube da escola fizeram um animado debate sobre o filme ‘Era uma vez no oeste’, um clássico western italiano de 1968 do cineasta Sérgio Leone. Sob o olhar atento do professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, os alunos opinaram acerca da narrativa, enredo, fotografia e principalmente sobre a trilha sonora com músicas compostas pelo mestre Ennio Morricone. 

 

Com opiniões diversas sobre a fotografia, seus planos abertos e o sentimento de cada cena, a única unanimidade do debate foi com relação à trilha sonora. Todos gostaram muito da forma como o diretor capta o som ambiente e o transforma em um elemento muito importante na narrativa e na construção dos personagens.

 

Segundo o aluno/sócio, Matheus Lopes, foi muito boa a participação do Rafael Buda, que trouxe conhecimento, experiência e tirou dúvidas sobre o conteúdo cinematográfico. A respeito do filme de Sergio Leone, Matheus destacou que foi uma experiência bem diferenciada do que ele costuma assistir normalmente. Ele gostou da construção dos personagens, do bom uso da câmara e principalmente da trilha sonora. “A música neste western ajuda a criar uma nova visão da obra. Acho importante o Plenus proporcionar esse tipo de vivência para os alunos”, ressaltou.

 

O ‘Clube de Cinema’ do Plenus existe há 12 anos e se reúne mensalmente através de sessões de repertório cultural e acadêmico com o objetivo de fazer os estudantes compreenderem melhor o universo da sétima arte, além de propor uma visão crítica e reflexiva. Idealizado pela professora Simone Ramos, ex-diretora da escola que faleceu em 2015, esse tipo de Clube de Cinema é único, nesta modalidade, em funcionamento permanente no Estado de Pernambuco.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.