Cais do Sertão discute quadrilhas e inclusão em live do Conexão Cais

09/06/2021 - Postado por Eugênio Menezes 8

A quadrilha junina, tradicional foguedo do São João, é um dos mais importantes meios de propagação da cultura popular nordestina. Responsável por mobilizar as comunidades, que se empenham em fazer das suas representantes campeãs de concursos estaduais, elas agregaram, ao longo dos anos, uma função muito especial: a de promover a inclusão social.

Acolhendo cada vez mais os diversos grupos da sociedade, as quadrilhas promovem, além do diálogo com a tradição, o contato com as múltiplas subjetividades. Todos esses lados do brinquedo estão no foco do Conexão Cais, transmitido a partir das 17h no Instagram do Cais do Sertão. Sob o tema “Ciclo Junino e Inclusão”, o quadro quinzenal recebe a quadrilheira, atriz, Rainha do Milho e modelo plus Size Cléo Henry.

Cléo tem ampla vivência nas manifestações artísticas no período junino. Militante da causa LGBTQI+ e Plus Size, ela reflete e se dedica a fortalecer a inclusão social na produção artística de Pernambuco”, comenta a coordenadora de Conteúdo do Cais do Sertão, Clarice Andrade.

O Conexão Cais é um quadro que nasceu na pandemia e prioriza o debate acerca da cultura e sociedade. Nesta semana, ele conta com a mediação do educador do museu Perácio Gondim. Durante o encontro virtual, Perácio e Cléo vão analisar a inclusão social nos movimentos culturais que acontecem à época do São João.

O Cais do Sertão segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.