UFPE vai certificar a formação de Agentes Populares de Saúde

Entrevista com Alfredo Macedo Reitor da UFPE, Ação dos Agentes Populares de Saúde no Morro da Conceição, Entrevista com Andreia Lopes Levante Popular da Juventude. Still e making OFF, Direção Olivia Godoy. Fotos: PH Reinaux / MTD-PE

21/07/2021 - Postado por Eugênio Menezes 7

Hoje (21), às 15h, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE, acontece a cerimônia de formatura do “Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde: ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19”. Com 20 horas, o curso de extensão com certificação pela UFPE é uma estratégia da Campanha Mãos Solidárias e Periferia Viva em parceria com a Fiocruz-PE, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Arquidiocese de Olinda e Recife e movimentos sociais do campo e da cidade.

Na cerimônia presencial, que contará com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; representantes da Fiocruz e da Secretaria Estadual de Saúde; além da coordenação do Mãos Solidárias e do curso de Extensão na UFPE, o reitor Alfredo Gomes irá certificar 22 Agentes Populares de Saúde (APS) representando os 717 APS que foram formados em 2020 na Região Metropolitana do Recife, interior e sertão do Estado.

Os APS são comunitários que, voluntariamente, participaram da formação para atuar em sua comunidade com ações de educação popular em saúde e ações solidárias no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e suas consequências, buscando a organização popular e solidária local, minimizando o esgarçamento das desigualdades sociais que foram potencializadas durante a pandemia.

A Campanha Mãos Solidárias é coordenada por Paulo Mansan, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O curso de extensão na UFPE foi coordenado pela professora Ana Wládia, com a colaboração da Fiocruz-PE e UPE, ambas representadas pela professora Paulette Albuquerque. O evento terá transmissão simultânea pelo canal oficial da UFPE no YouTube – https://www.youtube.com/ufpeoficial.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.