Cooperativa Europeia de Ensino da Saúde apresenta estrutura de instituição em Pernambuco

13/05/2022 - Postado por Eugênio Menezes 22

O pontapé inicial foi dado. A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) apresentou, nesta quinta-feira (12), a estrutura da instituição que será inaugurada em Pernambuco. A primeira sede no Brasil será em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e com previsão para começar a funcionar no segundo semestre de 2022.

A CESPU tem 40 anos de atuação na Europa e chega ao Brasil com investimento de R$ 40 milhões, além de gerar 500 empregos diretos nos primeiros quatro anos. A instituição focará na formação de profissionais de saúde para o mercado de trabalho brasileiro.

“A Região Metropolitana do Recife (RMR) é um dos maiores polos médicos da América do Sul. Por isso foi a escolhida para receber este projeto da CESPU, que completa 40 anos em 2022. Jaboatão dos Guararapes nos deu as condições de iniciarmos isso e estamos muito felizes. A CESPU é uma rede que preza por formar bons profissionais e também profissionais humanizados. Este é o nosso objetivo. Agradeço ao apoio dos professores e dos nossos colaboradores do administrativo para colocarmos em prática um projeto tão grandioso” afirmou Luís Silva, diretor da CESPU.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros, parabenizou a instituição pela iniciativa e pela comemoração dos 40 anos de história na educação. Ele ainda destacou a importância da chegada da CESPU para a cidade, que irá promover parcerias com a gestão para o melhor atendimento da saúde no município.

“É uma grande satisfação participar deste momento, comemorando os 40 anos da CESPU com a chegada dessa unidade no Jaboatão.  São instalações modernas, que colocam nosso município numa posição privilegiada na formação de profissionais da saúde. Apoiamos no que foi necessário e estamos à disposição para firmar parcerias que venham ajudar a população jaboatonense”, disse o prefeito Luiz Medeiros.

A primeira unidade da CESPU vai ocupar um espaço de quatro mil metros quadrados (Avenida Estrada da Batalha, 1200, Jaboatão dos Guararapes), oferecendo aos alunos conforto, tecnologia e inovação, com laboratórios, salas de informáticas e bibliotecas, nos cursos universitários e técnicos que serão oferecidos a partir do segundo semestre de 2022. São mais de 20 ambientes para disciplinas teóricas e práticas dos cursos. A Cooperativa portuguesa também já firmou parcerias com grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife, que receberão os seus alunos no período dos estágios.

Outro detalhe importante é a inclusão. Na CESPU todos os ambientes têm sinalização interna em braile, equipamentos tecnológicos voltados para as pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficientes auditivos. Também foram instaladas rampas e espaços especiais nas salas de aula para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de banheiros para todos os gêneros.

O evento de apresentação do projeto contou ainda com as presenças do presidente da CESPU Europa, professor Almeida Dias; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros; o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romero Jatobá; a secretária de Administração de Jaboatão, Maria Gentila; a secretária de Educação de Jaboatão, Ivaneide Dantas; a secretária de Saúde do Jaboatão, Zelma Chaves Pessoa, e o representante do Consulado Português no Estado, Adriano Moutinho.

 Crédito Chico Bezerra – CBImagem

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.