Paulo Câmara promete cumprir a lei e reduzir ICMS sobre combustíveis

04/07/2022 - Postado por Eugênio Menezes 25

O governador Paulo Câmara anunciou na noite deste domingo (3) pelas redes sociais que Pernambuco vai cumprir o que determina a lei sobre o Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

Segundo Paulo Câmara, as equipes da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria-Geral do Estado estão trabalhando para finalizar o instrumento legal que oficializará as alterações, nesta segunda-feira (04/07).

Até a manhã de domingo, 18 Estados e o Distrito Federal haviam anunciado cortes no imposto: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas. O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo.

O governo federal aprovou lei que limita a alíquota de ICMS em 17% a 18% sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transportes. A diminuição dos impostos foi contestada judicialmente por, pelo menos, 11 estados, Pernambuco entre eles. As unidades da Federação entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a lei. Os chefes dos Executivos alegavam temer o efeito da medida em sua arrecadação. A postura foi contestada pelo presidente Jair Bolsonaro, que falou sobre o tema em discurso feito durante visita a Salvador-BA no sábado (2).

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.