TRE-PE inicia o processo de preparação das Urnas Eletrônicas das Eleições 2022

21/09/2022 - Postado por Eugênio Menezes 24

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco dará início na quarta-feira (21), ao processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais de 2022. O presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, juntamente com o vice-presidente, Humberto Vasconcelos, o diretor-geral Orson Lemos e demais membros da corte e gestores do tribunal irão acompanhar o início da preparação, às 8h, na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas, no bairro do Bongi, no Recife.

A preparação das urnas é realizada simultaneamente em todo o país, seguindo o calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento envolve carga e lacração das urnas, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre candidatos e eleitores de cada seção eleitoral. Em Pernambuco serão preparadas 24.105 urnas eletrônicas, das quais 1.690 são urnas de contingência, utilizadas apenas em um caso de necessidade de substituição. Conforme cronograma, o procedimento terá início no dia 21, nas 4ª, 10ª e 138ª Zonas Eleitorais, localizadas na capital.

São 557 técnicos de urnas no estado, responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, além de informações dos eleitores de cada seção eleitoral. A equipe do tribunal estará encarregada de garantir a segurança e transparência das urnas eletrônicas, assim como ajudar no procedimento geral. O procedimento é aberto ao público e acompanhado por Juízes Eleitorais, Promotores de Justiça, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações, federações e candidatos.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.