Diretores da Agência Universitária da Francofonia visitam a SECTI-PE para cooperação internacional

23/01/2023 - Postado por Eugênio Menezes 14

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) recebeu, na manhã desta segunda (23.01), os diretores da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), Gilles Mascle (nacional) e Saulo Neiva (regional). O encontro teve como objetivo discutir a possibilidades de firmarem termo de cooperação internacional entre Pernambuco, França e Canadá. A AUF promove a solidariedade entre instituições de ensino superior e de pesquisa para a implementação de projetos que transformem concretamente o sistema universitário com impacto direto na sociedade.

No encontro, os diretores de Políticas de CT&I e Competitividade, Cesar Andrade, e de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação, Hugo Medeiros – representantes da secretária estadual de CT&I Mauricelia Montenegro – apresentaram a estratégia da Secretaria na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (2023-2027) e programas do estado. O processo de internacionalização das ações da SECTI-PE está entre as prioridades da nova gestão.

O diretor regional da AUF, Saulo Neiva, informou que a equipe da agência está visitando vários estados brasileiros a fim de estabelecer parcerias com a agência. “Em Pernambuco, identificamos muitos pontos em comum podendo haver parcerias para melhorar a inovação tecnológica, social e a internacionalização das iniciativas realizadas pelo governo de Pernambuco. Será possível, dentro de pouco tempo, melhorar a empregabilidade dos jovens, fazer com que possam se inserir no mercado de trabalho mais facilmente. Um dos nossos objetivos é estabelecer a presença da AUF em Recife”.

Tivemos a oportunidade de dialogar com uma agência canadense e francesa que permite processos de mobilização de pessoas e desenvolvimento de projetos de maneira conjunta voltado, principalmente, para a ciência, tecnologia e inovação. Percebemos uma possibilidade muito concreta de parceria dentro das estruturas físicas do Espaço 4.0, dos programas de formação de pessoas coadunando com a ciência, tecnologia e inovação. É possível que pernambucanos e pernambucanas possam ter uma formação diferenciada e um Estado ainda mais competitivo”, ressaltou Andrade.

A AUF, fundada há 60 anos, reúne mais de mil universidades, faculdades, redes universitárias e centros de pesquisa científica.

Gerência de Comunicação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.