Prova teórica para tirar carteira de motorista pode ser realizada em 250 autoescolas, autoriza Detran-PE

26/01/2023 - Postado por Eugênio Menezes 290

Fonte: G1PE

Motoristas que estão tirando ou renovando a carteira de habilitação poderão fazer a prova teórica diretamente na autoescola. A mudança no processo foi autorizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), que liberou 250 unidades para a realização dos testes.

A lista das autoescolas que poderão aplicar o teste, ainda não foi divulgada.

Com isso, o candidato não precisa mais se deslocar até a sede do Detran na Iputinga, Zona Oeste do Recife, ou até uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

De acordo com o Detran, cada eutoescola terá autonomia para decidir se cobra ou não por esse serviço e qual o valor exigido, já que a aplicação da prova gera um custo adicional para a empresa.

A prova será feita remotamente, por meio de um computador que será monitorado pelo órgão de trânsito. Celulares, bolsas e outros pertences serão deixados do lado de fora da sala. O teste é individual, com cada candidato entrando de uma vez.

A prova é em um ambiente controlado, com mesa e computador nas posições certas. São três câmeras, duas delas do Detran, que pode fiscalizar remotamente. Uma delas pega o ângulo da porta, outra filma a lateral e a câmera do notebook registra todo o aluno“, explicou o presidente do Sindicato de Autoescolas de Pernambuco, Ygor Valença.

De acordo com Valença, a prova será liberada por meio de reconhecimento facial, garantindo que só o aluno possa acessar seu teste.

Ele afirma, ainda, que sensores vão monitorar barulhos e movimentos. Caso o aluno vire o rosto ou fique de pé, eles vão emitir alertas para o Detran, que poderá analisar as filmagens da sala.

Se o candidato baixar a cabeça, por exemplo, isso vi gerar um alerta, que vai ser analisado por nós“, afirma Jason Lasalvia, chefe da unidade de supervisão de autoescolas do Detran-PE.

De acordo com Lasalvia, além de mais opções de local, outra facilidade é que os candidatos não precisarão ficar restritos aos horários de provas oferecidos pelo Detran.

Ele lembra, porém, que a decisão por fazer a prova nas autoescolas é opcional. Se o aluno quiser, pode decidir realizar a prova teórica em uma das unidades do Detran, sem pagar nenhum custo adicional.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.