Audiência Pública em Lagoa Grande reúne autoridades e debate sobre a produção de uvas, vinhos e o enoturismo

05/12/2023 - Postado por Eugênio Menezes 19

O tema “Produção de Uvas, Vinhos e o Enoturismo” foi amplamente debatido, nesta terça-feira (05/12), em uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Durante o evento foi apresentado propostas para ampliar a produção de uvas e vinhos e fomentar o turismo na cidade de Lagoa Grande e demais municípios do Vale do São Francisco. O polo da vitivinícola do Vale do São Francisco é responsável por quase 100% da uva de mesa cultivada no Brasil.

O presidente da comissão, deputado Mário Ricardo, destacou em sua fala que através do debate, o estado de Pernambuco vai crescer ainda mais. “A Assembleia Legislativa, Casa de todos os pernambucanos, vai estar à disposição todas as vezes que for provocado“, pontuou.

Para o prefeito Vilmar Cappellaro, anfitrião do encontro, discutir a produção de uvas, vinhos e o enoturismo é uma iniciativa que representará o divisor de águas para o setor. “Através de boas políticas públicas conseguiremos transformar uma região. Aqui está a grande oportunidade de tornarmos um Pernambuco mais igual para todos”, afirmou.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, representando o governo federal, disse que o enoturismo é mais uma oportunidade para o desenvolvimento da região e que os setores produtivos, os atrativos naturais e a cultura são diferenciais competitivos para atrair turistas. “Precisamos de mais investimentos e alavancar novos negócios“, disse.

O empresário Jorge Garziera fez uma apresentação do setor produtivo e pediu atenção das autoridades. Garziera destacou que foram produzidas 500 milhões de uvas na região em 2023 e que Lagoa Grande produz mais de 20 milhões de litros de vinho.

A reunião que aconteceu na Enoteca Municipal Luigi Pérsico, no distrito de Vermelhos, foi presidida pelo deputado estadual Mário Ricardo, junto com o deputado Abimael Santos, vice-presidente da Comissão. Também participaram do evento: a vice-prefeita Catharina Garziera; os prefeitos Galego de Nanai (Cabrobó) e George Gueber (Orocó); os deputados Jarbas Filho (estadual) e Fernando Monteiro (federal); Antônio Coelho (Setur -Recife); Daniel Leite (Setur – PE); representantes da ADEPE, Sebrae, Senac, AD – Líder, Fiepe, vereadores, secretários, empresários e sociedade civil.

Ascom – PMLG

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.