Cia Biruta de Teatro vai levar espetáculo teatral para praças do João de Deus e Projeto C-1, em Petrolina

06/12/2023 - Postado por Eugênio Menezes 23

Baseado na obra de Clarice Lispector, o espetáculo “História Lacrimogênica de Cordel” será apresentado gratuitamente neste final de semana

Entre os dias 8 e 10 de dezembro, a Cia Biruta de Teatro vai levar o espetáculo “História Lacrimogênica de Cordel (ou A Hora da Estrela)” para o bairro João de Deus e para o Projeto Senador Nilo Coelho C-1. Baseada na obra de Clarice Lispector, a peça é uma adaptação do romance “A Hora da Estrela” para o teatro de rua. As apresentações gratuitas já passaram pelo bairro Rio Corrente e pelo Projeto N-11.

Em cena, o público tem a oportunidade de conferir a versatilidade da atriz Cristiane Crispim e do ator Juliano Varela em um jogo de metalinguagem, no qual encarnam a autora. “A dramaturgia propõe um jogo de mascaramento e uma relação de espelhamento e duplo paródico entre as personagens da história e a própria Clarice Lispector, enquanto autora também ficcionalizada, por trás de toda criação. Na peça, a protagonista, Macabéa, não é capaz de falar de si, sua voz é inventada pela autora e as questões mais profundas de sua existência são comentadas por ela”, revela Cristiane Crispim.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura (2019/2020), apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina e parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão/Campus Petrolina) e com o grupo de pesquisa LeaBrasil (IFSertão Petrolina), o espetáculo é dirigido por Antônio Veronaldo, a assistência de direção é de Camila Rodrigues, a criação e confecção dos figurinos são de Letícia Rodrigues, a criação e confecção de máscaras, de Cristiane Crispim, a adaptação dramatúrgica é assinada por Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Juliano Varela, e a interpretação em Libras será de Rita Silva e Ely Vieira. Em cena, Cristiane Crispim e Juliano Varela encarnam as personagens.

A Hora da Estrela: A Hora da Estrela conta a história tragicômica de uma nordestina chamada Macabéa. Uma moça pobre que nasceu e se criou no interior de Alagoas e migrou para o Rio de Janeiro aos 19 anos, onde conseguiu um trabalho de datilógrafa.

Programação:
08.12 – 19h – Praça do C-1 (ao lado do galpão da associação);
09.12 – 19h – Anfiteatro da Praça da Juventude – João de Deus;
10.12 – 17h30 – Anfiteatro da Praça da Juventude – João de Deus.

Serviço:
Quando: 08 a 10/12
Onde:  C1 e João de Deus
Entrada: gratuita
Classificação: Livre
Duração: 60 min

FICHA TÉCNICA:
Direção, pesquisa e cenografia: Antonio Veronaldo
Texto: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
Assistência de direção, pesquisa e adaptação dramatúrgica: Camila Rodrigues
Atuação, pesquisa e adaptação dramatúrgica: Cristiane Crispim e Juliano Varela
Preparação de elenco – oficina de máscaras: Érico José e Fábio Soares
Preparação de elenco – oficina de teatro de rua: Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino
Criação e confecção dos figurinos: Leticia Rodrigues
Criação e confecção de máscaras: Cristiane Crispim
Registro audiovisual, Edição e Fotografia: Abajur Soluções
Intérpretes de Libras: Rita Silva e Ely Vieira
Comunicação: Eneida Trindade
Design gráfico: Giovane Peixoto

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais
Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>
Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>
Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.