Prefeitura de Parnamirim-PE Inaugura a Cozinha Comunitária Francisca Batista de Alencar - Chica de Bobe

22/03/2024 - Postado por Eugênio Menezes 459

Em parceria com o Governo de Pernambuco, Parnamirim-PE realizou na manhã desta sexta-feira 22 de março, a inauguração da sua primeira Cozinha Comunitária. O espaço tem capacidade para produzir 200 refeições diárias, que serão supervisionadas por uma nutricionista e produzidas por cozinheiras capacitadas, seguindo protocolos de higienização. A Cozinha Comunitária, fica localizada na Rua da Bandeira, no centro da cidade, tem como objetivo minimizar a insegurança alimentar e nutricional no município, provendo alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social incluídas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS e CREAS).

A inauguração contou com a presença do Prefeito Ferdinando Lima de Carvalho (Nininho), de Secretários, moradores da localidade e representantes estaduais. O local recebeu o nome da Parnamerinense Francisca Batista de Alencar, filha de Adrião Batista de Araújo e de Izabel Miranda Parente, nasceu nos Barreiros, área rural de Parnamirim-PE, em 16/09/1947.

Conforme Biografia:

Chica de Bobe, como assim era conhecida, em 1960 veio morar na cidade com seus pais e irmãos. Seu primeiro emprego foi de garçonete, estudou alguns anos em Belém do São Francisco, onde também fez um curso de corte e costura, não se identificou com o curso, retornou para Parnamirim onde concluiu seus estudos. Em 24/11/1974, casou-se com João Avelar de Alencar, com quem teve 2 filhos: Gilmara Miranda Alencar Sampaio e  Gilney Batista de Alencar. Em 09/08/1978 foi admitida como professora do Estado na extinta Escola SESC Centenário e posteriormente na escola Odorico Melo onde lecionou até sua aposentadoria. Mesmo sendo professora efetiva estadual, Chica de Bobe era apaixonada pelo ramo culinário, e por isso, juntamente com seu esposo, Bobe, colocava barracas nas Festas de julho, na Festa no Distrito de Guarani, e ainda, tinha seu pequeno comércio no centro da cidade. Vendo a dedicação e o esforço do casal, o saudoso Dezinho Ângelo de Carvalho, fez uma indicação ao dono do Posto de gasolina, que na época era Gipson Cabral, para que Chica e Bobe colocassem uma barraca nas proximidades do Posto, vendendo refeições, aonde Chica de Bobe  dedicou 32 anos de sua vida, com trabalho árduo e incansável, só se afastando por recomendação médica devido a saúde debilitada, que veio a causar seu falecimento em 06/05/2018. Chica de Bobe foi uma mulher extremamente caridosa, dona de um coração gigantesco, ajudou muita gente, onde até hoje, é comum ouvir relatos das famílias que foram ajudadas por ela, com sentimentos de gratidão. Mulher guerreira que encheu de orgulho e deixou um legado aos seus filhos, esposo, netos, bisnetos, irmãos e amigos. Em nome de toda a família agradecemos o reconhecimento e homenagem a nossa querida e inesquecível Chica de Bobe.

A homenagem justificou-se pela sua atuação como professora, e pelo capricho no ramo culinário. “Parnamirim mais uma vez mostra que tem total capacidade de oferecer serviços de referência. Essa parceria é mais uma, entre muitas outras, que já está sendo um grande sucesso. Poder ofertar às pessoas em situação de vulnerabilidade uma alimentação de qualidade é um gesto de dignidade e preocupação com o outro”.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.