Abril Azul: Em Petrolina, carteirinha para pessoas com autismo reforça prioridade no atendimento

02/04/2024 - Postado por Eugênio Menezes 52

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira (02). A Organização das Nações Unidas instituiu a data como uma forma de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista e promover a inclusão das pessoas neurodivergentes na sociedade.

Em Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, emite a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo. O registro garante atendimento preferencial no município, e é um importante instrumento na defesa e garantia de direitos em espaços públicos e privados.

As pessoas com autismo são expostas a diversas situações que não respeitam as suas especificidades, e a Carteirinha de Identificação é um instrumento material que viabiliza o acesso ao atendimento prioritário, tirando os autistas de uma posição de invisibilidade.

Para solicitar a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo é necessário ir até a Secretaria Executiva de Acessibilidade (SEDHMA), localizada na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, bairro Vila Mocó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com a seguinte documentação: original e copias do RG e CPF (da pessoa com autismo e do responsável), laudo médico, comprovante de residência e uma foto 3×4. A emissão é gratuita e a pessoa recebe o documento na hora.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.