Para o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, os dados da Peic para Pernambuco, em março, apresentaram resultados otimistas. “O recuo de 16% na inadimplência pernambucana é uma excelente notícia e é explicado pelos saldos positivos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados formais do estado. Ou seja, mais pessoas estão sendo alocadas no mercado de trabalho, além de reajustes de juros. Ademais, o programa do Governo Federal, Desenrola Brasil, que já beneficiou mais de 14 milhões de brasileiros e renegociou mais de 37 bilhões, teve uma contribuição importante para esse resultado da inadimplência em Pernambuco.”, encerra.

10/04/2024 - Postado por Eugênio Menezes 24

Nesta quarta-feira (10), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Pernambuco empossou oficialmente seu novo chefe da Unidade Avançada Especial, UAE-Sertão, localizada em Petrolina, José Cláudio da Silva. A nomeação, realizada por meio da Portaria 131, de 05 de abril de 2024, foi oficializada pelo superintendente da autarquia no estado, Givaldo Cavalcante.

José Cláudio da Silva, beneficiário da reforma agrária desde 1996, no assentamento Normandia, em Caruaru, traz consigo uma sólida formação acadêmica pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária  , com graduação em Filosofia – Teorias Sociais e Produção do Conhecimento pela UFRJ, além de formação técnica em Administração e Agrícola pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Reforma Agrária, Veranópolis/RS.

Ao assumir o cargo, José Cláudio da Silva expressou sua compreensão sobre a importância da agricultura familiar e da reforma agrária para a sociedade brasileira, reconhecendo o papel estratégico do Incra na promoção dessas políticas. É importante avaliar o papel da agricultura familiar e da reforma agrária para a sociedade brasileira, e o Incra enquanto instrumento de promoção dessa política tem papel estratégico, então sei do desafio de ocupar mais esse espaço e iremos trabalhar juntos para efetivar de forma qualitativa nosso trabalho institucional”, finalizou.

Por sua vez, Givaldo Cavalcante, superintendente do Incra em Pernambuco, demonstrou confiança na capacidade de José Cláudio para liderar a UAE, destacando sua trajetória profissional e habilidades para enfrentar os desafios que se apresentam. “Sei do trabalho que Edilson realizou frente a esta Unidade, principalmente porque sabemos o desafio que foi organizar a casa e de tudo que você construiu aqui junto aos servidores, e tenho certeza que o José Cláudio vai dar continuidade, com os devidos ajustes, quando necessário e vai fazer uma excelente caminhada”, concluiu.

Sua experiência profissional é extensa e diversificada, incluindo passagens por cargos públicos de relevância. Coordenador do projeto de Educação Ambiental e Reposição de Mata Ciliar em assentamentos de reforma agrária às margens do RIO São Francisco, parceria ACAPE e Ministério do Meio Ambiente, de 2000 a 2005; Gerente de Desenvolvimento Territorial do Estado de Pernambuco – Secretaria da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco; Membro da comissão organizativa do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável para realização das conferências territoriais de criação dos Territórios da Cidadania em Pernambuco, entre 2011 e 2013; Secretário Executivo da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco, Membro do Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, de 2013 a 2020; Coordenador Financeiro de Planejamento e Gestão – Instituto de Terras de Pernambuco (ITERPE), nos anos de 2021 e 2022; e Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Município de Vitória de Santo Antão, de 2022 a 2024.

Ascom – INCRA/PE

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.