Oficina de ‘Produção Cultural’ será ministrada gratuitamente em Petrolina

15/05/2024 - Postado por Eugênio Menezes 10

Com certeza você já ouviu falar em ‘Produção Cultural’. Mas afinal, você sabe o que de fato faz um produtor cultural? Essa atividade, que basicamente está relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos, tem cada vez mais ganhado espaço no mercado e exigido capacitação profissional aprofundada. É pensando nisso que a Opará Produtora irá ofertar uma formação gratuita na área, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), no Centro Cultural Matingueiros, em Petrolina-PE.

A ação integra o projeto ‘Casinha Incubadora’, que vem realizando ações com grupos musicais do Território de Identidade Sertão do São Francisco, descentralizando as produções das grandes capitais e democratizando o acesso à cultura e à produção cultural. A oficina será ministrada por André Brandão, supervisor de Cultura do SESC Petrolina, que em seu vasto currículo, acumula experiências de produção, curadoria e gerenciamento de eventos culturais nas áreas de Artes Cênicas e Artes Visuais.

A oficina de ‘Produção Cultural’ vai promover o entendimento de como planejar, organizar e executar eventos e projetos relacionados à cultura, como espetáculos, exposições, festivais, shows, entre outros. Além disso, possibilitará mostrar como esse profissional pode atuar como um intermediário entre artistas, instituições, patrocinadores e o público, buscando viabilizar e promover atividades culturais de diversas naturezas.

A formação será presencial, às 19h, no Centro Cultural Matingueiros, que fica na rua José Rabelo Padilha, no Petrolina Antiga. As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla (beacons.ai/oparaprodutora) e haverá entrega de certificado para os participantes. As vagas são limitadas.

Casinha Incubadora: A realização das formações gratuitas é a primeira etapa do projeto ‘Casinha Incubadora’. Após a realização da oficina de “Direção Artística” com Gil Alves, diretor artístico, criativo e produtor audiovisual, estão previstas ainda as formações de “Direção de Palco e Produção Técnica”, entre os dias 23 e 25 de maio com Nally Maria, artista, coordenadora e produtora de palco, e de “Redes Sociais para artistas”, com o jornalista e social media Pablo Luan, entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Este projeto é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2021/2022.

Ascom – Opará Produtora

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.