Na próxima segunda-feira (23/09), será lançado o curso “Formação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco: da Suspeição ao Centro de Referência”, uma ação fundamental para acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. O curso, inicialmente voltado para profissionais da Atenção Básica de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da GERES 1 (Região Metropolitana de Recife), visa preparar 588 profissionais de saúde para a detecção precoce da doença. O evento de lançamento ocorrerá no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, às 14h30.
O Hospital Dom Tomás, reconhecido por sua atuação na oncologia pediátrica, é membro ativo do Comitê Estratégico para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco, sendo uma das instituições-chave na articulação dessa iniciativa. O comitê foi instituído para apoiar o Estado de Pernambuco na definição do fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes para diagnóstico e tratamento do câncer. Além disso, o comitê desenvolve propostas para fortalecer essa estratégia, com a participação de hospitais de referência, organizações da sociedade civil e agências de saúde pública.
Para a Dra. Michele Viana, oncologista pediátrica do Hospital Dom Tomás, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, “Essa iniciativa é um marco na construção de uma rede mais eficiente e integrada para o tratamento do câncer infantil, garantindo mais rapidez no diagnóstico e, consequentemente, maior chance de cura para os nossos pacientes.”
A iniciativa, articulada pelo Instituto Desiderata e parceiros, faz parte da Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco. Ela busca capacitar profissionais de saúde, otimizar o encaminhamento de casos suspeitos para centros de tratamento e monitorar os resultados dos encaminhamentos.
O Hospital Dom Tomás, que há anos se dedica ao cuidado oncológico infantil, reforça seu compromisso com a causa ao participar desse projeto. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano entre 2023 e 2025, sendo 410 casos previstos para Pernambuco. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade infantil por câncer, a principal causa de óbito por doença em crianças e adolescentes no país.
Com uma parceria sólida entre instituições de saúde, organizações civis e governamentais, Pernambuco avança na criação de um fluxo mais eficiente para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, garantindo mais vidas salvas e maior equidade no cuidado oncológico infantil.
Sobre o Instituto Desiderata: Fundado em 2003, o Instituto Desiderata é uma OSCIP que trabalha em parceria com gestores públicos e organizações para promover o diagnóstico precoce e o cuidado de crianças e adolescentes com câncer, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.