A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove a 9ª edição do Brain Connection, considerado o maior congresso internacional de educação no Brasil, em parceria com a PHD em neurociências, psicanalista, psicopedagoga e professora, a mineira Ângela Mathylde Soares, de 29 de outubro a 1° de novembro, diretora do instituto que leva seu nome.
Ângela afirma que trabalhar com a educação significa lidar com várias necessidades e possuir diversos conhecimentos para proporcionar a diversidade e inclusão necessárias em sala de aula.
A programação apresenta várias temáticas sobre como propiciar um ensino de qualidade, inclusive, incluindo uma versão estendida, completamente online, com mais de 50 palestras, ao vivo, no dia 10 de novembro. O tema da 9ª edição envolve a neurociência e aprendizagem, debatendo sobre as novidades e tendências em transtornos, como espectro autista (TEA), síndrome de down, importância de equipes multiprofissionais e inclusão geracional, lançando livros para professores e apresentando novas pesquisas e destacando os fatores comprometedores da qualidade de vida e saúde mental, protocolos de ação e estudos sobre bullying, estresse, sono e alienação parental com as respectivas consequências escolares.
O conteúdo ainda mantém o exclusivo espaço “Brain Connection Kids” com cursos e oficinas para a prática de aprendizagem do evento sob supervisão, envolvendo crianças, pais, responsáveis e participantes em contação de histórias e jogos, entre outras atividades lúdicas. “As técnicas ensinadas pelos palestrantes desenvolvem habilidades, com enfoque prático e lúdico, usando a música, leitura e brincadeiras, entre outras dinâmicas”, afirma Ângela.
O Brain Connection é um congresso científico educacional para ampliar o processo de inclusão, promovendo igualdade, solidariedade e equidade, visando os profissionais da área da educação e saúde, pais e responsáveis. O evento foi idealizado e promovido pela European Region Action Schemefor the Mobility of University Students (ERASMUS+ -Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários) e, no Brasil, há nove anos, já é promovido por Ângela Mathylde Soares, reconhecida referência brasileira em educação.
As inscrições já estão abertas pelo site brainconnection.com.br, e, nesse mesmo site, ainda é possível conhecer a programação completa com as palestras de especialistas do Brasil e Europa, como Marta Relvas; Renata Aguilar; Jalmíris Reis Simão; Jaime Zorzi; Ivan Capelatto; JojemimaLucena; Amélia Mattar; Igor Capelatto: Viviane Louro; Monique Beltrão; Inez De Lucca; DonaldaBaeta; Tânia Queiroz; Fernando Cavalli: Júlia Costa; Thiago Lima; Fernando Capovila e Luís Miguel Neves, entre mais de 50 outros especialistas.
Ela é professora, psicopedagoga, psicanalista, escritora, doutora e pós-doutora em neurociência e CEO da Clínica Aprendizagem e Cia, em Belo Horizonte, primeira clínica a trabalhar com multidisciplinaridade e interdisciplinaridade no Brasil. A empresa foca em diagnóstico de transtorno de aprendizagem com profissionais de diferentes áreas, como fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional. A clínica já recebeu 28 prêmios em 16 anos. Ela nasceu em 9/08/1962 e também está à frente de instituto homônimo, abordando um plano educacional e científico nacional e internacional sobre as características e tradição de uma nova forma de fazer educação assertiva.
Ângela ainda é mestre e doutora em psicanálise pela Escola de Psicanálise clínica /RJ e um dos grandes nomes nacionais em neurociência e aprendizagem, atuando, desde 1983, em escolas públicas e privadas, instituições filantrópicas e clínicas, desenvolvendo relevantes projetos pedagógicos, sendo conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e representante do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia / G3TES.