PoderData: desaprovação de Lula chega a 57% às vésperas das eleições 2026

28/01/2026 - Postado por Eugênio Menezes 36

Às vésperas de mais uma campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a 2026 com índice de desaprovação de 57%, segundo pesquisa PoderData divulgada neste fim de janeiro. A aprovação pessoal do presidente é de 34%.

 

O desempenho individual de Lula é pior do que a avaliação do governo federal, que registra 53% de desaprovação e 41% de aprovação, indicando um desgaste mais acentuado da imagem do presidente do que da gestão como um todo.

 

Desgaste pessoal avança mais rápido que o do governo

 

O levantamento aponta uma deterioração contínua da imagem presidencial. Entre março de 2024 e janeiro de 2026, o saldo negativo de Lula — diferença entre aprovação e desaprovação — dobrou, passando de 11 para 23 pontos percentuais.

 

Já a avaliação do governo seguiu trajetória diferente. Após piorar a partir de setembro de 2025, os índices retornaram a patamares próximos aos registrados no início do mandato, em janeiro de 2023.

 

O descolamento sugere que a resistência ao presidente é mais pessoal do que institucional, o que representa um desafio adicional para uma eventual campanha à reeleição.

 

Quem aprova e quem rejeita Lula

 

A aprovação de Lula é maior entre mulheres, jovens de 16 a 24 anos, moradores do Nordeste, eleitores com menor escolaridade e renda familiar entre dois e cinco salários mínimos.

 

A desaprovação, por outro lado, é mais elevada entre homens, eleitores de 25 a 44 anos, moradores do Centro-Oeste e brasileiros de renda mais alta. Entre quem ganha mais de cinco salários mínimos, cerca de 70% desaprovam o presidente.

 

Metodologia

 

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas, em 111 municípios de todas as unidades da Federação, entre 24 e 26 de janeiro de 2026. As entrevistas foram realizadas por telefone, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

 

Fonte: InfoMoney

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.