Lula afirmou que aceitou ser homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói no desfile deste ano e declarou ser “muito grato” pela escolha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, em Nova Délhi, na Índia, neste domingo (22/2), pela primeira vez, sobre o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, uma semana atrás.
O enredo da agremiação homenageou o petista, provocou ações na Justiça Eleitoral e uma onda de comentários nas redes sociais. Lula tocou no assunto ao ser questionado por um jornalista sobre uma ala de fantasias chamada de “neoconservadores em conserva”.
As fantasias tinham o formato de latas de conserva e apresentavam escritas com menção à família e grupos religiosos, em posicionamento contrário e direto às pautas defendidas por políticos alinhados à direita.
Lula ficou a maior parte do tempo no camarote da Prefeitura, mas desceu para a pista da avenida em um momento para cumprimentar o mestre-sala e a porta-bandeira ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
“Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, afirmou o presidente em Nova Délhi.
Ele disse ainda acreditar que o enredo homenageou mais a sua mãe, Dona Lindu. “É uma pena que a minha mãe já tivesse morrido e não ouvisse a música. A música é, na verdade, uma homenagem à minha mãe. É a saga dela de trazer a gente para São Paulo”, ponderou.
“Cabia ao presidente da República aceitar se ele queria ser homenageado ou não e eu aceitei e sou muito grato à escola, muito grato”, emendou. “Quando eu voltar a São Paulo, e para o Brasil, vou visitar a escola para agradecer a homenagem que eles prestaram a saga da Dona Lindu”, concluiu.
Lula errou a cidade da agremiação, sediada em Niterói, cidade do estado do Rio de Janeiro. A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, após apuração dos votos dos jurados, realizada na quarta-feira (18/2). A escola fazia sua estreia na elite do desfile na Sapucaí neste ano.
Lula está em viagem à Ásia e cumpriu agenda na Índia, onde fechou acordo sobre minerais críticos e terras raras. Ainda neste domingo, ele segue para a Coreia do Sul ao lado de uma comitiva brasileira com 11 ministros.