O ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, anunciou na madrugada deste sábado (1º) a retirada de sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada por meio de um vídeo gravado após uma reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), poucas horas antes da convenção estadual do União Brasil, marcada para a manhã deste sábado.
No pronunciamento, Miguel afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com a governadora e destacou que a prioridade é preservar o projeto político de reeleição de Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause.
“Sempre defendi que o projeto prioritário é o projeto de reeleição de Raquel e de Priscila. Independentemente de quem fossem os candidatos escolhidos, estaríamos ao lado dela porque acreditamos no trabalho que ela iniciou em 2023”, declarou.
Segundo Miguel Coelho, a retirada da candidatura busca evitar qualquer fator que possa comprometer a unidade da base governista.
“Percebemos, eu e ela, em uma conversa muito tranquila, que era o momento de retirar a nossa candidatura ao Senado. O União Brasil vai continuar apoiando a governadora Raquel Lyra”, afirmou.
O ex-prefeito agradeceu o apoio recebido de prefeitos, deputados, vereadores, pré-candidatos e lideranças políticas durante o período de pré-campanha e reconheceu que o desfecho foi diferente do esperado.
“Não era o desfecho que eu queria, vocês sabem. Mas não é sobre o eu, é sobre um projeto maior e um projeto para o bem de Pernambuco.”
Miguel Coelho também pediu que seus aliados permaneçam ao lado da governadora durante a campanha e reafirmou que continuará atuando politicamente em defesa de Pernambuco.
O anúncio representa uma das principais movimentações políticas às vésperas das convenções partidárias em Pernambuco e redefine o cenário da disputa pelas vagas ao Senado na chapa governista. A convenção estadual do União Brasil está marcada para a manhã deste sábado (1º), no Recife.