Nesta semana (17 a 21/08), o preço da banana prata registrou aumento no Vale do São Francisco (BA/PE). A variedade de primeira qualidade foi comercializada a R$ 2,20/kg, 6% maior frente à semana anterior.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a razão desse cenário é explicada pelo fato de o volume de prata estar restrito devido às temperaturas mais amenas registradas durante as madrugadas – principalmente entre julho e agosto – que contribuem para o retardamento do processo de maturação, culminando na postergação da colheita.
A previsão de aumento da disponibilidade da prata nas praças produtoras da região é para o final de setembro e início de outubro, quando a variação da temperatura diária tende a ser menor, prevalecendo temperaturas mais quentes ao longo do dia e noite.
A elevação gradual dos termômetros tem contribuído para a melhora da qualidade da fruta, que, por conseguir completar seu processo de crescimento no período ideal, consegue atingir um calibre melhor. Diante desse aspecto, a procura pela variedade tem melhorado, atraída pela aparência mais atrativa da fruta. Para a próxima semana, possivelmente haverá manutenção dos preços.
Fonte: hfbrasil.org.br