Cedro é o segundo município do Sertão Central mais transparente no ranking do TCE

19/04/2019 - Postado por Eugênio Menezes 583

Por Cedro Online

O Tribunal e Contas do Estado (TCE-PE) divulgou o ranking de transparência dos municípios pernambucanos referente ao ano de 2018. No sertão central o Cedro aparece como o segundo município melhor posicionado, sendo considerado segundo mais transparente da região, com índice de 0.74, ficando atrás apenas de Salgueiro, que obteve 0.76, numa escala que vai até 0.10.
Na avaliação do TCE, o Cedro obteve pontuação máxima em quesitos como prestação de contas de despesas, licitações e disponibilização de contratos. Ainda conforme a avaliação do tribunal, a prefeitura alcançou nota máxima no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), se tornando, assim, referência em práticas de transparência pública no sertão central, superando municípios como Serrita (0.63), Terra Nova (0.73) e Verdejante (0.31).
O prefeito Antonio Leite recebeu a notícia com muita alegria e ressaltou que a avaliação do órgão reconhece as inovações adotadas pela prefeitura para dar mais transparência aos atos do poder público municipal. “O sentimento é de meta cumprida. Desde que assumi a prefeitura, enfatizei para a minha equipe a importância de tornar o Cedro um município transparente. Essa conquista não é minha, é do povo cedrense”, expressou. O gestor lembrou que no início do ano passado foi implantada uma nova plataforma no site da prefeitura, priorizando a transparência e o acesso do cidadão às informações da gestão municipal. “O novo portal é moderno, eficiente e acessível ao cidadão”, disse o prefeito.
Para ter acesso às informações do município, o cidadão precisa acessar o site www.cedro.pe.gov.br e clicar no link transparência, onde terá à sua disposição dados referentes a despesas, receitas, licitações e todas as informações relativas à prestação de contas da gestão municipal.
O estudo do Tribunal de contas de Pernambuco levou em consideração o monitoramento dos portais de transparência das 184 prefeituras do Estado, feito entre os meses de maio e novembro de 2017. Para cada portal analisado foi calculado o Índice de Transparência, que varia de zero a 1.000 pontos. Assim, os portais são classificados em cinco níveis de transparência: Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.